segunda-feira, 12 de maio de 2014

Feijoada! Clássica.

Dia de falar de eventos, certo?

Hoje, nessa segunda feira, vou contar uma das minhas especialidades na cozinha. Essa é MINHA especialidade. Nao é do maridao nao.  Mario cozinha muito, mas a feijoada é minha. Ponto final. Talvez tenha sido por acaso, mas agora é um clássico da Carol.

Há alguns anos atras, decidimos fazer uma feijoada. Nao me lembro muito bem o motivo. Mas a meta era feijoada. Desafio pessoal sabe? Chamamos 15 amigos.

Liguei para vovó. ( Vovó é a nossa fornecedora oficial de receitas). Falei que queria fazer feijoada e peguei o caderninho.Pensei: em cinco minutos vou pegar a receita e vamos para o mercado. Animadissima.

Lembro exatamente desse momento. Estava em pé na cozinha, com a caneta na mao, esperando ouvir todos os passos. Vovó comecou e nao parou. Sentei. Deitei, e continei anotando TODOS OS MINIMOS detalhes da receita da feijoada.

Tá pensando agora né? Minimos detalhes da feijoada? Nao é agua, feijao e carne? Errou.

Cada carne tem uma dica na hora de se comprar.
Cada carne tem uma dica para desalgar.
Cada carne tem um tempo de cozimento.

5 minutos? Hum... diria 40. No final, acho que já nem queria mais fazer feijoada.

Recado para vovó:  Vó, eu amo todas as suas receitas, e amo que vc divida comigo. Mas voce adora um detalhe né? Te amo.

Pronto. Recado dado. Fomos ao mercado e compramos tudo, seguindo todas as dicas. Desalgamos as carnes e no dia seguinte as 7 da manha comecamos.

Comecamos a cozinhar o feijao e as carnes (panela normal. panico de panela de pressao. acho que aquilo vai explodir e voar na cozinha inteira). Eu e Mario. Mario e eu. Só obsevando a panela.  Nao sei ao certo oque houve, mas Mario teve que ir entregar alguma coisa para o pai dele e como era muito cedo, achamos que ele iria demorar uma horinha. Timing perfeito. Pensamos. Só vamos ter que tirar as carnes daqui a uma hora e pouco.

- Fica tranquila aí. Volto para comecar a tirar as carnes do feijao com vc.

Aham. 30 minutos, 40 minutos, 50 minutos, 1 hora. 1 hora e 1 minuto. 1 hora e 5 minutos. 1 hora e 10 minutos. 1 hora e 11 minutos e 40 segundos. Cade??? Nada. As carnes já estavam comecando a ficar prontas e eu nao fazia ideia do que fazer. Liguei para Mario.

- Mario, AONDE VOCE ESTA?

- Carol, saindo da garagem do papai, apertei o botao da ré ao invez do Drive. Bati no portao. Nao vou chegar. ( Gente, Mario nao dirige mal nao, é só por que era a primeira semana usando carro automatico)

Nesses momentos, a gente para e reflete. 15 pessoas. Tenho 4 horas. Nunca fiz feijoada. Tem carne borbulhando na panela gigante. Vamos que vamos!

- Vó!! Socoroooooooooooooooooooooooooooooooooo! Esqueci tudo o que vc falou por que era muito detalhe. AGORA PRECISO DE TODOS ELES NOVAMENTE.

Consegui pessoal!! Mario chegou com o cheirinho de feijoada já pela casa inteira. Ficou maravilhoso.

Entenderam por que essa receita é minha?? Só minha?? :)

E o titulo do post nao é a toa. A Feijoada aqui de casa virou um clássico entre os amigos e é sempre, modestia parte, uma delicia. Amigos e boa comida. Nao tem erro. Nunca.

Separei algumas fotinhos das feijoadas para voces. Espero que gostem!




Montagem Feijoada 2013




Feijoada 2014 


A panela.



Beijos!




2 comentários:

  1. Carolina, cade a receita da feijoada???? Em detalhes por favor...

    ResponderExcluir
  2. Participei de uma, acho que a primeira! Nunca lembro o nome do feijão que era super importante na receita! E de a receita por favor ne??!!!!

    ResponderExcluir