segunda-feira, 5 de maio de 2014

Almoço by Gordon Ramsey + Noite de Fondue.



Oie Pessoal,

Hoje teremos um post completíssimo sobre as aventuras gastronômicas do final de semana. Tenho muitas coisas legais para contar para vocês!  Dicas, passos a passos, fotinhos! etc...

Sábado a noite,  recebemos dois casais de amigos muito queridos ( Thadeu & Thati e Pri & Felipe) aqui em casa para uma noite de fondue. (está mais para uma noite de vinhos do que de fondue, hahah mas tudo bem).
Mas antes disso, eu e Mario (meu marido) fomos almoçar na casa dos  meus pais e preparamos um super almoço também, com direito a entradinhas, dois tipos de massa, caipirinhas e vinhos.

Domingão, foi Detox Day. Cardápio super light para dar uma equilibrada. As vezes é necessário... :)

Então vamos começar!

Parte I - Almoço para Papai e Mamãe.
Como íamos receber os amigos a noite lá em casa, achamos melhor fazer um almoço mais prático e rápido na casa dos meus pais. Sem muito trabalho. A cozinha ficou sob nosso comando e papai e mamãe fizeram as compras e depois ficaram de boa vida. Justo.
Para elaborar o cardápio, nos inspiramos no livro do Gordon Ramsey, adquirido recentemente.

Gordon Ramsey: Cozinhando para os amigos.



Tem receitas muito boas e bastante objetivas e práticas. Sem ter que ficar horas na cozinha! Cozinhar para os amigos é legal quando você fica pouco tempo na dedicação né? Tem quer aquela coisa meio jogo rápido e tal! Super recomendo!


E esses são os pratos: 



De entradinha fizemos tomatinhos no forno com manjericão e alho. (Muito gostoso para comer com um pãozinho). De principal, tivemos dois pratos. O da direita é  um Linguine com limão, queijo feta, e manjericão e outro é um penne com roquefort e cogumelos frescos. Ambos são maravilhosos. Mas eu confesso que gosto mais do linguine com limão. Acho mais levinho! E o limão dá um sabor maravilhoso.. uma coisa meio mediterrânea! 


Parte II -  Fondue com os Amigos e os Steps para montar uma noite linda e gostosa! 

Gente, o fondue foi ótimo! Tava tudo maravilhoso. Nos divertimos muito, mas antes da diversão vem toda a preparação! Recebi como sugestão para postar aqui, algumas dicas de como organizar eventos como esse em casa. Gostei da ideia e resolvi então detalhar todos os steps da organização.

1) Definir o tema da noite.
A primeira coisa que eu PRECISO fazer quando marcamos algo com os amigos, é definir o tema da noite.
Quando falo em tema, estou pensando primeiramente no tipo de comidinhas.  A partir do tipo de comidas, vou conseguir organizar as bebidas e a decoração.
Para essa noite, já tínhamos o tema. Fondue. Aí fica fácil.  Matamos o primeiro step.
Fondue = vinho e velinhas.

2) Listas
Amo fazer listas. Como amo, gente! Listas, listas, listas.!!!!!
Super ajuda na organização e na otimização do tempo. Sim. Otimização do tempo. Cada segundo tem que ser aproveitado. Portanto, temos que ser organizados.  Meio freak isso né?  hehehe. Sou meio freak por organização mesmo. Voces vão reparar! :) Mas fiquem tranquilos, pq sou uma freak fofa!

Voltando... Como funciona a lista? É super simples. Basicamente, listo todas as coisas que vamos ter no dia, os ingredientes que vamos precisar, onde vamos comprar e quando. Oi? Só isso? Sim. Só isso. :)

Seguem minhas listinhas da noite. ( Aviso logo. Minha letra é terrível)





obs: Estava sem panela de fondue, então fomos na Spicy Off e compramos uma elétrica linda. Vou falar dela em outro post.

3) Bebidas.
Depois de tudo comprado, é hora de pensar na logística das bebidas.
Gente, vou confessar uma coisa para vocês. Eu odeio quando chego na casa das pessoas, e logo que entramos, a pessoa fala:
-  Ih comprei a cerveja agora. Tá quente ainda galera! ! Não deu tempo de gelar. Vamos esperar um pouquinho para tomar. Enquanto isso, toma uma aguinha aí.

Não. Não. Não.... Eu fico pensando. Água tomo em casa, obrigada.  Essa pessoa aí não fez a lista, não se organizou... e ta me oferecendo cerveja quente. Já não sabia que a gente ia lá hoje?  Não deu tempo né?

Mas eu sou fofa, e finjo que tá tudo bem. :) Tomo a aguinha mesmo.

A verdade é que a gente gosta de chegar nos lugares e ser recebido com um super incrível welcome drink né? Na temperatura certa! Num copo bonito! Todo arrumadinho!
O Welcome drink  deve existir exatamente por isso! O amiguinho saiu do conforto da casa dele, pega transito para chegar na sua casa, passou no mercado, comprou um vinhozinho para te agradar..  agora nada mais justo que oferecer um super WELCOME DRINK! Justo né?

A mesma coisa serve para os vinhos e caipirinhas. De uma maneira mais sútil, mas também vale a dica.

Coloquei meus vinhos na adega logo cedo para garantir esse step.




4) Gelo
Amo gelo.Mas como é chato fazer. Meu Deus. Muito chato. Aquelas forminhas malditas. Nunca consegui fazer o trajeto pia-freezer sem deixar cair a água. Nunca. Não é mentira. Por isso comprei de presente, uma máquina de gelo. Um dia vou postar sobre ela. Ela merece um post exclusivo.

Em uma escala parecida com a das bebidas, acredito que o gelo também é super importante.
As vezes, a geladeira, ou o cooler não comporta todas as bebidas, água, refrigerante, sucos,  e etc.
E gente, vamos combinar uma coisa: Vai ter sempre uma pessoa que vai te pedir algo que você TEM em casa, mas por algum motivo da vida,  não colocou para gelar. 
Nessas horas, tasca gelo! Sem erro! Sem medo!


5)  Cada coisa no seu devido lugar.
Esse step na verdade é fundamental para que o evento seja legal para você também!
Tudo que puder e conseguir adiantar, melhor será.
-  Coloca as pastinhas no potinho. Arruma os frios na tábua. Corta o queijo. Corta o pãozinho.
-  Separa os pratinhos, talheres, guardanapos, copos. E aproveita para quando tiver separando, colocar sempre um extra de cada item, porque eu não sei vocês, mas eu sempre tenho um amigo desastrado que vai deixar alguma coisa cair. Assim, quando cair, você já entrega o extra sorrindo e contente!
- Cada coisa no seu devido lugar serve também para a própria cozinha. Sério gente! Nunca comece um evento, com a cozinha toda zoneada! Vai ser um caos depois. Deixe tudo arrumadinho! Como se nada tivesse acontecido antes das pessoas chegarem!  Eu faco isso pq na verdade, quando recebemos amigos em casa, as coisas na cozinha começam a brotar no meio do nada! Um deixou um copo, outro a cervejinha, e de repente pronto. CAOS! E se tiver bagunça ante.... aí, esquece.




6) Decoração.
Eu amo muito essa parte. Deixar tudo lindo,  pequenos detalhes, super arrumadinho, tudo no capricho.
Na minha opinião faz toda diferença ao receber amigos em casa.
Nao precisa caprichar horrores!! Ter mega trabalho! e tal.
Como eu falei, são os pequenos detalhes que fazem a festa! Eu sempre olho sites legais para ter idéias.
Ao longo do blog, vou passando algumas dicas para vocês!

Olhem aqui a decoração da noite de Sábado. Ficou fofo né? Apostei nas velhinhas!.





7) Have fun!
Pronto. O ultimo step é o mais importante! Não adianta fazer isso tudoooooooooooooo e não se divertir!
:)







Espero que tenham gostado!

Beijos.












Nenhum comentário:

Postar um comentário