segunda-feira, 16 de junho de 2014

Receitinha para vocês!

Olá Pessoal,

Semana boa começando hein? Pois é!! Estou animada também! Muitas emoções!
Amanha teremos mais um Evento da Copa lá em casa, e os posts de decoração e comidinhas já estão sendo preparados!

Enquanto isso...  vou mostrar meu almocinho de domingo de ontem.
Quase um jantar. Almoço de domingo é bom assim, na minha opinião. Quase as 5 horas da tarde :)
Adoro!!

Rolou uma preguicinha e falta de tempo, então resolvemos descongelar uma feijoadinha que tínhamos no freezer. hummm... Fizemos um arroz fresquinho, farofa e couve.

Coloquei uma mesinha bem simples, mas fofa, usando minha nova aquisição do Ali Express. ( site da China que vende TUDO e mais um pouco)


- Usei jogo americano azul e branco listradinho.
- Pratos coloridos com guardanapos brancos
- Dois jogos americanos azuis como suporte para os pratos da feijoadinha.
- E meu novo enfeite para escrever os cardápios.





Minha plaquinha nova!!! 




Tenho uma surpresa para vocês também!  Muitos me pediram, mas queria um post especial para postar... Então, como esse final de semana teve feijoada, hoje eu vou contar minha receita!! (minha só não, minha e da vovó)Vamos lá. 

Receita de Feijoada da Carol e da Vovó.

Ingredientes:
5 Paios
2 Costelas
4 Carne Secas ( depende do tamanho das carnes)
3 Lombos
10 Linguiças Calabresa/fininha
1 Bacon  ( só para dar um gostinho bom mesmo)
2 k Feijão
Folhas Louro
Cebola e Alho. (para o refogado) 

Obs: As quantidades de carne na verdade variam muito, de acordo com o número de pessoas e pelo gosto de vocês.  Eu coloquei mais ou menos as quantidades que usamos para uma receita para 20 pessoas com direito a vários potinhos congelados depois. 
Obs 2: Não gosto de orelhas, pés, e outras partes esquisitas. Mas, se vocês quiserem usar, gosto não se discute.

Modo de preparo:

1. Lavar o feijão bem lavado e deixar de molho com água, na geladeira de um dia para o outro. O feijão vai dar uma mega inchada. Então atenção com o recipiente. 

2. Deixar de molho de um dia para o outro, em recipientes separados, as seguintes carnes:  costela, carne seca e lombo. Não coloquem as carnes juntas, pois uma carne pode estar mais salgada do que o outra. Cada uma com o seu sal!! 

3. No dia seguinte coloque duas panelas bem grandes com água para ferver. Na primeira, ferva  as linguiças e o paio.  Basta apenas uma fervida para tirar aquela gordura inicial. Na outra panela, ferva, separadamente, o lombo e a costela.  Eu costumo ferver duas vezes. Tiveram vezes que fervemos até 4, pois estava MUITO salgado. Fique de olho. O importante é retirar o excesso de sal e de gordura. Isso ajuda a feijoada a ficar bem mais leve. Óbvio que a gordura e o sal fazem parte do prato, e são fundamentais para fazer a clássica feijoada. Mas sem exageros. 

4. Depois disso tudo...... Água no feijão. Colocar as carnes e deixar...  Eu não uso panela de pressão. Não gosto. Tenho medo. Deixo minha feijoada cozinhando lá por 3, 4 horas. Bem devagarzinho.

5. Jogue algumas folhos de louro - 2 ou 3. 

6/. Com o tempo, algumas carnes vão ficar prontas antes das outras. Atenção:

- Carne seca e o lombo demoram mais.
- Paio e linguiça são mais rápidos. Cuidado para não deixar "inchar"muito. Corte em rodelas só depois de cozinhar. Caso contrário vai ser uma saga, catar os pedacinhos de linguiça no meio da panela.
- Tire as carnes conforme forem ficando prontas e macias.  Depois de prontas, só cortar e devolver para a panela para finalizar. 

7. Depois de tudo pronto, chegou a hora de temperar. 

8. Corte as cebolas e o dentes de alho bem picadinhos. Pequenos hein??? 

9. Em um panela separada, refogue a cebola e o alho e depois, jogue uma colcha do caldo de feijão. 
Mexa bem e vá incorporando aos poucos na panela giga! 

10. De uma fervida final e está pronta. 


E aí gostaram?

Beijocas









Nenhum comentário:

Postar um comentário