quarta-feira, 11 de junho de 2014

Cardápio Copa do Mundo


Olá Pessoal!!! Falta 1 dia!!!! Estamos quase agora hein? 

Conforme prometido, hoje vou mostrar o cardápio para o 1o jogo da Copa e aproveitar para contar várias curiosidades diferentes sobre as comidinhas. E tem mais uma surpresa especial. Estou incluindo uma receita autêntica da vovó de empadinha de queijo!! 

Para o jogo, a cerveja gelada é mais importante. Se dependesse dos homens, ia ser o único item a ser servido durante o jogo inteiro. No máximo um pacote de amendoim. Concordam né? Mas não é só de cerveja que vive o povo!!  Temos que ter umas besterinhas também né? Não podemos esquecer que na sexta feira ainda tem labuta. 

Eu também quero ver o jogo e não pretendo ficar na função de comidinhas e bebidinhas. Então, montei uma micro menu super simples, mas gostosinho. Vou deixar tudo na mesa e é isso aí. Cada um por si!!!





- Amendoim, biscoito polvilho e pipoca. ( eu sei, no Menu acima, está escrito polvinho. errei. ops)

- Pão de queijo. 
Gente, só compro pão de queijo na feira agora. SIM!! Congelado na feira. Descobrimos por acaso um dia e agora é nosso campeão de saída. Um casal de Minas, vai de carro, com um super isopor e fica no final na feira de Domingo na Glória. É uma delícia. Detalhe: 70 pães de queijo, 10 reais) 

- Cachorro quente. Velho e Clássico. 

Momento Curiosidade.
Vocês sabem como e aonde surgiu o clássico hot dog?  Tem muitas teorias a respeito. Mas vou contar as duas mais clássicas.

-  A primeira versão conta que o hot dog surgiu durante um jogo de beisebol dos Giants, por volta de 1900. Estava um dia muito frio e as vendas de sorvete e refrigerantes não estavam indo bem. Foi quando o concessionário do estádio teve a idéia de vender salsichas cozidas. Boa pedida né? Algo quentinho para aquecer. Mas, como pegar as salsichas com a mão? Aí que entra o pãozinho!!!
Colocaram a salsicha dentro do pão, para que as pessoas conseguissem comer a salsicha quente.
E os vendedores começaram:  Get your sausages while they are hot!! 
O negócio fez sucesso e uns dias depois saiu uma charge no jornal com a foto do cachorro da raca Dachshund (o famoso salsicha) entre duas fatias de pão e coberto de mostarda. Pronto!! Hot dog!!

- A segunda versão ( acho que eu prefiro a primeira) é sobre um comerciante de salsichas em uma Feira de Compras, que servia as mesmas , com luvas de panos para os clientes ( para não queimar as mãos).  O problema é que ninguém devolvia as luvas e o comerciante estava saindo no prejuízo. A solução foi pedir para o cunhado, que era padeiro, preparar um pão compridinho, para poder colocar a salsicha. E aí, nasce de novo o Hot Dog. 



- Empadinhas de queijo da vovó. 
É! Quem resiste a uma empadinha de queijo? Eu amo!!!! E as da vovó são maravilhosas. 
Olha gente, eu conversei com a vovó e ela me autorizou a liberar a receita para vocês! Fofa ela né? Então vamos lá.

Receita de Empadinhas de Queijo
Ingredientes para massa.
14 colheres de sopa de cheias de farinha de trigo.
200 gramas de manteiga
2 gemas
1 pitada de sal. 

Modo de fazer:  Misture bem os ingredientes ate formar uma massa uniforme. 
Dica da vovó: Use as pontinhas dos dedos para deixar a massa bem bonita e gostosa.
Depois de pronta, basta moldar as forminhas. ( Tem gente que acha essa parte chata, mas eu confesso que eu adoro! Praticamente uma terapia!) 




Ingredientes para o recheio
800 gramas de queijo minas, curado. ( eu uso metade/ metade) 
4 ovos ligeiramente batidos com uma pitada de sal.
1 xícara de leite, se necessário, colocar mais.
Parmesão - se quiser. 

Modo de fazer:  Eu costumo quebrar o queijo com a mão mesmo e deixar ele bem pequenininho. Bate os ovos com sal em um bowl separado e depois junte com o queijo. Adicione o leite, e por último o parmesão. ( eu gosto de usar o parmesão sim, acho que dá um toque especial, mas não muito viu?) 

Agora é só encher as forminhas e colocar para assar. 




Depois de uma meia horinha!!! Voilá!





- Brigadeiros do Brasil! Sim!! Comprei granulados azul, branco e amarelo! 

Momento Curiosidade
E o brigadeiro hein gente?? Alguém aí arrisca? Eu confesso que eu já sabia dessa há um tempão... Aprendi em uma aula de história no colégio! Oi Carol? Aula de História sobre brigadeiro??
SIM!!

1945. Ano de Eleições no Brasil.
Eduardo Gomes da UDN contra Dutra do Partido Social Democrata. 

O senhor Eduardo Gomes, na verdade era um Brigadeiro da Forca Aérea, muito bonito, alto e solteirão. Fazia muito sucesso entre as mulheres. O slogan da campanha era: "Vote no brigadeiro, que é bonito e é solteiro". 

( foto retirada do site Veja Abril) 


A mulherada para dar um help da campanha, resolveu inventar uma receita para dá um gás. E aí, misturaram leite condensado, com chocolate e criaram o docinho do "brigadeiro". 

Se interessar... O Brigadeiro perdeu as eleições mas deixou um bom e gostoso legado não?



E agora o resto está com a Seleção! 

Amanha posto o look completo de tudo para vocês!! 

Beijos e bom jogo!! 





Um comentário:

  1. Amei saber como surgiu o Hot dog!!! A do brigadeiro também !!!
    Gostei do DESCOMPLICADO menu .
    Agora é o momento da torcida .
    Parabéns pelas curiosidades ! Bjs !

    ResponderExcluir